Como fazer fixações no concreto? Saiba tudo sobre Parabolt!


Parafusos, são elementos de fixação que permitem a união não permanente de peças. Um item extremamente necessário em toda a indústria e na maioria das residências! Podem ser utilizados para a fixação de coisas pequenas, mas e se precisarmos fixar coisas muito pesadas? Ou em superfícies muito duras?


Para solucionar esse problema, foram criados os Chumbadores, que são basicamente parafusos para superfícies muito resistentes, como concreto ou rochas. São muito utilizados na construção civil e também em escaladas, como o nome já diz, são chumbados na estrutura possibilitando uma resistência incrível!


O que é um Parabolt?


Um Parabolt é apenas um dos vários tipos de Chumbadores! Existem chumbadores para alvenaria (estrutural ou não), concreto, placas (Gesso/DryWall ou Madeira) e pedras.


Um único Parabolt de 1″ chega a resistir quase 12 toneladas de tração.  Ou seja, um Parabolt resiste ao peso de aproximadamente dois elefantes grandes!!!


Chumbador CB/CBPL – Catálogo Técnico de Fixação Mecânica Walsywa

Mas o que faz o Parabolt tão resistente assim?


O Parabolt faz parte da categoria de chumbadores expansivos. Dentre dezenas de modelos, a maioria utiliza uma Jaqueta! Esse mecanismo, quando apertado pela porca, desliza pela Cunha. Expandindo o Parabolt dentro da laje, formando uma fixação extremamente resistente, capaz de resistir a várias toneladas de tração e também à forças de cisalhamento!


Parabolt com Jaqueta Expandida

Um chumbador expansivo quando arrancado, quebra uma grande parte do concreto consigo em forma de cone. A resistência ao cisalhamento provoca uma ruptura a 45º, características de tensões cisalhantes.


Falha no Material Base – Catálogo Técnico de Fixação Mecânica Walsywa

A maioria dos Parabolts são sistemas mecânicos, mas também temos o sistema de expansão químico. A chamada ancoragem química é muito similar a mecânica, podendo ser injetável ou via ampola. Sua vantagem é a resistência a cargas dinâmicas e por não haver expansão, o espaçamento entre chumbadores pode ser muito menor quando comparado ao Parabolt Mecânico.


Chumbador Químico – RockBolt.com.br

Dimensionamento


Para saber qual fixação utilizar, o ideal é dimensionar o Parabolt consultando algum catálogo. Nós do Canteiro de Obra, indicamos o catálogo da Walsywa de fixação para construção civil, por ser o mais educativo e ensinar todos os cuidados relacionados desde a instalação, tipos de falhas e funcionalidade de cara Parabolt!



Instalação


Para deixar essa etapa bem fácil, fizemos um vídeo explicativo para o canal do YouTube e uma listagem das etapas para instalar um Parabolt!


Aplicação – Catálogo Técnico de Fixação Mecânica Walsywa

  1. O primeiro passo é marcar o furo com o auxílio de uma trena.
  2. Em seguida realizar os furos, entretanto se atentar de utilizar a broca correta para o tipo de superfície (No vídeo nós utilizamos broca SDS Plus de 13 mm para furar a laje)
  3. Ao finalizar os furos, caso seja optado por uma ancoragem química, é imprescindível a limpeza completa do furo com o auxílio de uma escova ou soprador (O pó gerado na furação modifica as reações químicas da fixação química)
  4. Com os furos prontos, basta colocar o Parabolt dentro do furo com a ajuda de um martelo e apertá-lo com uma chave de boca.
  5. Aperte a porca até ficar bem resistente.
  6. Caso tenha utilizado um chumbador com parafuso, basta folgar o parafuso após a expansão da jaqueta e fixar o que desejar.

Passo Extra: Uma grande vantagem dos Parabolts é de poder substituir o parafuso prisioneiro, ou seja o parafuso que ficaria chumbado na estrutura, por uma barra roscada (Tirante), o que possibilita atirantar estruturas para apoiar tubos sobre perfilados. A maior vantagem desse sistema é a criação de níveis de tubulações, o que pode ser muito facilitador quando o projeto Hidráulico é muito complexo e muito cheio de tubulações.


É necessário ter um cuidado ao apertar em excesso o parafuso, pois a laje pode vir a estourar! Outro ponto importante é a distância mínima de um Parabolt para outro, a fórmula é bem simples. A distância por norma é 3 vezes o comprimento do Parabolt.


Distância Mínima entre Parabolts
Distância Mínima entre Parabolts – Catálogo Técnico de Fixação Mecânica Walsywa

Confira o Vídeo do Canteiro de Obra



Gostou do artigo? Não se esqueça de se inscrever em nosso canal no YouTube (Canteiro de Obra) e de nos seguir em nosso Instagram (@canteiro.obra) para receber mais conteúdos como esse!


-Recomendação de Curso-

Revit para Arquitetos

Clique e Confira – Revit: 7 Cursos em 1


Leia Mais: A Melhor Impermeabilização Para Sua Laje – Poliuréia

Está gostando do conteúdo? Compartilhe este post!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Felipe Sávio Tavares de Souza

Felipe Sávio Tavares de Souza

Antes de entrar para a minha paixão que é a Engenharia Civil, fiz Engenharia Automotiva na Universidade de Brasília - UNB, estagiei pela Nissan do Brasil e fui presidente institucional da Empresa Jr. Engrena Soluções em Engenharia, mas na metade do curso decidi que não era o que eu realmente queria atuar. Atualmente sou estagiário de uma construtora de residências de alto padrão, me formando pelo UniCEUB de Brasília em Engenharia Civil.

Deixe um comentário:

Em Destaque

RECEBA INFORMAÇÕES DO CANTEIRO

RECEBA INFORMAÇÕES DO CANTEIRO